Gente, a máquina de lavar roupas sem dúvidas é uma grande aliada no dia a dia. Mas a crise do sistema hídrico nos fez refletir sobre como estamos utilizando a água. Só para se ter uma ideia, segundo a Sabesp, uma lavadora de roupas de 5 quilos gasta 135 litros de água! É muita água, né?!
Escolha correta da sua máquina de lavar roupas
A economia correta da sua máquina de lavar roupas começa na escolha do modelo!
O ideal é sempre usar a sua lavadora cheia. Assim, ela irá trabalhar com o máximo de eficiência em limpeza, energia e economia de água. Se a sua máquina de lavar tiver capacidade acima da necessidade da sua família, por exemplo, terá que acumular muita roupa suja para poder fazer a lavagem, ou irá desperdiçar muita água.
Na lavagem das roupas
Após escolher o seu modelo e comprá-lo, leia o manual e conheça o seu eletrodoméstico! Desta forma evitará o mau uso e desperdícios.
Na lavagem, o ideal é lavar as roupas semelhantes em conjunto, pois na maioria das vezes, tecidos que são parecidos requerem o uso do mesmo tipo de sabão, temperatura e programa. Assim a lavagem de roupas tem menos necessidade de ajustes. Outro ponto crucial são as cores. Não dá para lavar uma peça branca com uma preta, né?
Então, o que fazer para economizar água com tantas roupas diferentes?
Acredite, já tem gente criando tons para a semana. Em uma semana veste roupas mais escuras, na outra mais brancas. Assim, usa-se a máquina de lavar roupas com a capacidade máxima sem ter que ficar acumulando muita roupa suja.
Se não conseguir seguir esta dica, o jeito é acumular as roupas mesmo. Você pode criar dias para lavar roupas por tom. Em um dia lava-se as roupas mais claras, no outro as coloridas e depois as escuras.
Outro problema para o desperdício é o excesso de sabão. Não pense que
adicionar mais detergente vai fazer suas roupas ficarem mais limpas. Não vai e pode até desbotá-las. Se você perceber que suas roupas estão duras, com cheiro forte de sabão ou com manchas de pó sobre elas, então você está usando demais. Siga a quantidade recomendada na embalagem do seu detergente preferido e também do seu amaciante. Desta forma você irá economizar no enxágue.
Na lavagem das roupas
á sabemos que a água que sai da máquina pode e deve ser reutilizada. Várias pessoas têm criado formas de coletá-la para ser reaproveitada no banheiro e limpeza.
Uma dica simples é coletar em bacias e baldes mesmo, mas vale a pena investir em algo mais definitivo e menos trabalhoso. Barris com tampas e com o sistema de saída da água já instalado não saem muito caro. Desta forma a água será despejada sem você ter que ficar acompanhado o ciclo de perto. Pense bem! Economizar água, além de necessário, vai surtir efeito também no seu bolso.